Ciência

Ciência

O resfriamento do líquido de um recipiente (lata ou garrafa), sem girar, depende inteiramente da condução desde o exterior do recipiente até o centro do líquido. Como as camadas exteriores do líquido estão geladas, elas isolam as camadas internas, impedindo o processo de resfriamento. Ao girar o recipiente com o SpinChill, ocorre o fenômeno da mistura conhecido como convecção que permite que o líquido quente do centro do recipiente mova-se para a parte mais externa do recipiente, resfriando instantaneamente. Com isso, a taxa de transferência do calor, gela 20 vezes mais rápido a bebida.

Nenhuma Explosão

Tudo está ligado à bolsa de ar existente no recipiente. A “bebida carbonada” é aquela em que o dióxido de carbono é dissolvido no líquido sob pressão (Lei de Henry). Quando a lata é aberta, o líquido no interior começa a igualar com a pressão da atmosfera, e o CO2 sai da solução. Todas as bebidas carbonadas fazem espuma na abertura, mas ela saí do recipiente com mais ou menos quantidade dependendo da velocidade que o CO2 saí do líquido.

Para que o CO2 saia da solução é necessário um “local de nucleação”. Esses locais de nucleação podem ser bolsas gasosas, ou um pequeno arranhão na parede do recipiente. (Veja na imagem ao lado como um fluxo de bolhas se forma em um local específico na taça de espumante. Você não consegue ver, mas esse ponto é um arranhão microscópico).

Quando uma bebida é sacudida, a bolsa de ar é dividida em milhões de pequenas bolhas espalhadas por toda a bebida. Quando o recipiente é aberto, o CO2 que está misturado na bebida se encontra em todos os locais saí tão rapidamente da bebida que o líquido não tem tempo para sair. As bolhas de CO2 jogam o líquido para fora, lançando a espuma por diversos locais.

Quando uma bebida é girada, a bolsa de ar fica intacta e quebra todas as pequenas bolhas de dentro do recipiente, as quais formam uma grande bolsa de ar. Não há locais de nucleação distribuidos por toda a parte, e a lenta descarbonização habitual toma lugar nas irregularidades raras e na superfície. Tudo o que você vai conseguir é o pssssst gratificante! de uma bebida gelada recém aberta.